O Barrense

dia-das-criancas-futuro-121011-santo-humor-politico

O futuro de nossa sociedade

Deixe um comentário

Estamos nos encaminhando para uma sociedade extremamente capitalista e que visa apenas o “eu”. Crianças sedentárias, idosos se sentindo “peso morto” e, adultos visando apenas sua carreira econômica. Acredito que temos de mudar radicalmente nossa forma de educar, não é de hoje que estamos em uma linha torta e aparentemente sem fim.

Um dos pressupostos que pode mudar a cara da nossa sociedade é a formação de caráter, o individuo com conhecimento, alto nível de escolaridade. Hoje formamos indivíduos voltados para o mercado de trabalho, pouco nos importamos com o lado humano. Não estou pregando que devemos abandonar a formação de profissionais voltados para área de trabalho, mas não podemos fechar os olhos para a formação do individuo como um todo.

A mudança deve começar com as novas gerações, não que as de hoje estejam perdidas, mas o que plantarmos hoje, colheremos no futuro. Se quisermos bons políticos, policiais, educadores, enfim, uma sociedade que sabe respeitar o próximo, é necessária outra atitude. Temos a obrigação de modificar a forma de ensinar.

Escolas já formam o aluno voltado para crescer economicamente e passar por cima de tudo e todos. A hipocrisia da sociedade para com os políticos é constante. A diferença entre roubar da sociedade e do mercadinho ao lado de casa está na quantia, valor, pois o propósito é o mesmo. Reclamamos de nossos parlamentares, mas nos igualamos a eles com nossas atitudes.

Hoje e, no futuro, idosos podem ser culpados por viver demais e quebrar nossa previdência. Ora. Esta na cara que precisamos rever nossos conceitos. O idoso pode ser útil a sociedade, alias, ele é um ser humano normal como qualquer outro. Além de aquecer a economia interna, podem trabalhar em diversos setores. Estamos perdendo o respeito pelo idoso. Na cultura oriental o idoso possui mesmo tratamento, ou superior, a outro individuo. Além de conceitos precisamos mudar nossa cultura em relação ao tratamento com o próximo.

Nosso capitalismo esta sofrendo mutações, semelhante à evolução de Darwin, porém, nosso modelo econômico esta variando para um capitalismo canibalista. Visamos lucro exacerbado, desrespeitando regras de convivência e comprometendo o futuro de nossa economia. Em contrapartida, o governo toma atitude contrarias ao imaginável. Especialistas indicam que governo deveria frear o consumo inconsciente da massa, mas, indo contra os indícios, o governo incentiva cada vez mais o consumo instintivo.

O Brasil vive uma democracia nova. Compararmos com a Europa é desconhecer a historia da mesma. A própria Alemanha que foi abalroada com duas guerras mundiais se levantou, claro que economicamente auxiliada, mas o caráter de povo e nível cultura foi igual nas duas Alemanhas – oriental e ocidental. Outro exemplo é o Japão pós duas bombas atômicas e rotineiros terremotos, a nação se reconstrói, sem vaidades e mesquinharias. As crises nos fazem evoluir. Dinamarca, Suíça, Suécia, Alemanha, França, Inglaterra nos provam que investir em conhecimento é criar uma sociedade acima do capitalismo.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.439 outros seguidores